domingo, 18 de julho de 2010

AM - Novo Airão






No símbolo da cidade de Novo Airão o que aparece são dois peixes-bois, mas o que levou a gente até lá foram os botos rosa.
De Manaus até lá dá aproximadamente umas 3 horas. Mas vale a pena.

A estrada, como costuma ser aqui, não tem nenhum posto ou similar a loja de conveniência. E na cidade com muito custo se pode achar um lugar muito simples prá comer. Melhor mesmo é levar um lanche.

Há um pequeno restaurante fluante com um deck onde os botos vem comer na sua mão. Eles já estão tão condicionados a encontrarem uma refeição fácil ali, que todos os dias aparecem.

No começo é aquela expectativa. Será que eles vão aparecer ? Mas é garantido, é só bater um pouco o peixe na água, que logo eles aparecem para pegar. Apesar de ariscos e rápidos, dá até prá passar a mão neles. A pele é bem macia com um leve tom rosa, que é acentuado pela cor escura da água do rio.

domingo, 11 de julho de 2010

AM - Banho 21




Um passeio bem comum aqui em Manaus é passar o dia nos balneáreos próximos à cidade. Mais conhecidos como "banhos", são pequenas praias ou pscinas formados pelos rios.

Sempre com muitos buritis ao redor, são uma boa opção prá refrescar. Alguns são públicos, outros particulares.

Hoje conhecemos o Balneário 21, que fica no km 21 da estrada para Presidente Figueiredo.

Simples, mas bom prá fugir um pouco da cidade e ter um pouco de contato com a natureza.

Aqui pertinho, mas olhando ao redor da estrada, nada de cidade a vista .... só mata. Afinal estamos em Manaus, uma ilha cercada de rio e floresta por todos os lados.

AM - Presidente Figueiredo









Presidente Figueiredo, este é o nome de uma cidade que fica a 100km de Manaus, e muito conhecida aqui na região por causa das cachoeiras e corredeiras.
Dizem que há centenas de cachoeiras espalhadas pela região, mas com sinalização e fácil acesso não são muitas. As mais famosas são a do Santuário, de Iracema e da Pedra furada.
Esta última leva este nome pois é formada pela água que sai de 2 buracos redondos em uma grande pedra.
O centro da cidade é bem pequeno e próximo fica o Parque do Urubui. Um local com uma corredeira enorme, barzinhos e restaurantes. Nos finais de semana sempre junta muita gente.
O suco de cupuaçu é ótimo. Aliás esta fruta é simbolo da cidade e todo ano acontece a Festa do cupuaçu. Há até um "monumento", se é que podemos assim dizer, para o cupuaçu. Onde aparece um indio segurando um arco e flecha, saindo de uma metade da fruta (que mais parece um ovo de Páscoa) cercado por uma onça e um tucunaré.
A cidade tem opção para quem quer ficar na agitação e muvuca ou prá quem quer sossego, natureza e muita água gelada de cachoeira.

AM - Que lua !

Tá ela aqui ... na janela da sala : enorme , amarela. Lua cheia nesta noite quente de julho.

domingo, 4 de julho de 2010

AM - A Ovelha e o Cachorro


Até parece título de parábola, mas "A ovelha e o Cachorro" são os dois visitantes inusitados que encontramos ontem a noite na porta de nosso edifício.

O cachorro cheirando tudo, procurando o que comer. A ovelha pastando um pouco dos arbustos do jardim e assustada seguindo cada movimento do cachorro.

Não sei de onde vieram. Mas rapidamente seguiram pela rua esta dupla inesperada.