quinta-feira, 12 de agosto de 2010

AM - Belém do Pará

Estação das Docas


Mercado Ver o Peso

Catedral da Sé










Mangal das Garças

Praça da República

Passamos o final de semana em Belém, aproveitando o nosso tempo em Manaus prá conhecer um pouco deste Norte tão grande.
Na chegada o aeroporto nos deu uma boa impressão. Mas logo a cidade revelou seus contrastes.
Avenidas largas, um shopping grande e moderno, muitas praças cheias de mangueiras. Mas também muitos mendigos e pedintes e lugares esperando melhor limpeza e conservação.
Calor... muito calor.
A Estação das Docas é um lugar bem simpático, principalmente a noite. É um conjunto de restaurantes com uma pela vista para o rio, mesas ao ar livre e música ao vivo. No alto do salão dos restuarantes tem uma ponte rolante, que virou o palco dos shows.
O que decepcionou foi o tão falado Mercado ver o Peso. Muito sujo e mau cuidado. E na beira da água uma quantidade enorme de lixo com urubus e garças.
Conhecemos tudo caminhando. Embaixo de tanto calor, só mesmo parando prá reabastecer com água de coco na simpática praça do Complexo Feliz Luzitânia. Aqui está tudo bem conservado. Há o Forte do Presépio, a catedral da Sé e a casa das 11 janelas (com museu e restaurante).
Mas o que mais gostamos foi o Mangal das Garças. Um parque muito bem cuidado, com um paisagismo moderno, restaurante, viveiro de pássaros, borboletário, mirante a beira rio. E claro, muitas garças. E outros pássaros também como guarás, flamingos, jaburus.... todos ali soltos na beira do lago.
Vale a pena subir na torre pelo elevador, o visual é lindo.
No viveiro dos pássaros dá prá ficar lado a lado com pássaros diferentes. Dá quase prá passar a mão neles. E tinha um que mais parecia um cachorrinhos seguindo a tratadora prá todo lado e bicando seu tênis.
Confirmando que aqui no Norte o que mais vale a pena, é a natureza, sempre linda e surpreendente.